Paciente, sexo masculino, 37 anos, compareceu ao consultório odontológico com dor espontânea, pulsátil e localizada no dente 16. No exame clínico, observou-se tumefação intraoral sem fístula, teste de vitalidade pulpar negativo e teste de percussão com sintomatologia dolorosa referida. O exame radiográfico evidenciou espessamento do ligamento periodontal. Assim, avalie as alternativas e marque a que é coerente com o diagnóstico e conduta terapêutica.
Abscesso periapical sem fístula, necessitando de prescrição antibiótica, anti-inflamatória e analgésica e abertura endodôntica posterior a 24 horas.
Periodontite apical, necessitando de prescrição antibiótica, anti-inflamatória e analgésica e retorno para terapêutica periodontal.
Abscesso periapical sem fístula, necessitando de drenagem do abscesso imediata, medicação intracanal, prescrição analgésica e retorno para tratamento endodôntico.
Abscesso periapical sem fístula, necessitando de drenagem do abscesso imediata, medicação intracanal, prescrição antibiótica, anti-inflamatória e analgésica e retorno para tratamento endodôntico.