Questões de Concurso #474275
1
Q474275
Odontologia Dentística
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2010
Banca: Fundação Universa - FUNIVERSA
Prova: FUNIVERSA - SEDF - Secretaria de Educação do Distrito Federal - Professor de Educação Básica - Área Odontologia

A supervalorização da harmonia do sorriso tem estimulado a procura por tratamentos com finalidade exclusivamente estética. Assim, cada vez mais, tem-se popularizado o clareamento dental, assim como a modificação ou o restabelecimento da anatomia dentária com facetas de cerâmica ou restaurações em resina composta. A respeito de materiais e técnicas empregadas na chamada odontologia estética, assinale a alternativa correta.

A

Em dentes vitais mais escurecidos, o peróxido de hidrogênio a 35% pode ser usado no método de clareamento caseiro com moldeiras individuais para acelerar o tratamento. Nesse caso, a recomendação é a de que o paciente não ultrapasse uma hora de utilização diária.

B

As facetas de resina composta possuem propriedades mecânicas muito próximas à do esmalte, tais como módulo de elasticidade, resistência à fratura e dureza.

C

O material mais recomendado para a cimentação de facetas de cerâmica feldzpática em dentes anteriores vitais é o cimento de ionômero de vidro.

D

As facetas em resina composta são passíveis de serem reparadas. Nesse caso, é importante que, antes da técnica adesiva, a superfície seja asperizada com jato de óxido de alumínio ou pontas diamantadas, para aumentar a adesão do novo incremento.

E

Em geral, a reanatomização de dentes conoides com facetas ou coroas de cerâmica requer extenso desgaste dental.