Um dos eixos estruturais da educação na sociedade contemporânea apontado pela UNESCO e incorporada como uma diretriz geral e orientadora da proposta curricular, é aprender a ser, cujo significado é
Preparar o indivíduo para elaborar pensamentos autônomos e críticos e, dessa forma, formular os seus próprios juízos de valor, de modo a poder decidir por si mesmo, frente às diferentes circunstâncias da vida.
Desenvolver o conhecimento sobre o outro e a percepção das interdependências, de modo a permitir a realização de projetos comuns ou a gestão inteligente dos conflitos inevitáveis.
Desenvolver as habilidades e estimular o surgimento de novas aptidões que se tornam processos essenciais, à medida que se criam as condições necessárias para o enfrentamento das novas situações.
Aumentar os saberes que permitem compreender o mundo, favorecendo o desenvolvimento da curiosidade intelectual e estimulando o senso crítico.
Promover a aprendizagem permanente, considerando como elemento central dessa formação a construção da individualidade em função dos processos sociais que se modificam.