“A avaliação só tem sentido quando se pensa a prática, o planejamento como processo de intervenção na realidade. O planejamento, portanto, sendo processo e não ato isolado de contexto e de cronologia, supõe ações que se sucedem na linha do tempo”. In: MASCELLANI, M. N. Avaliação Institucional. In: ENCONTRO DE ADMINISTRADORES ACADÊMICOS E DOCENTES DA PUCCAMP, 1987, Campinas. Painel 1: experiências e perspectivas. Campinas: PUCCAMP, 1987. v. 3, p. 28-43 (p.28).
Sobre avaliação na educação básica podemos afirmar que:
A avaliação institucional deve considerar a proposta pedagógica e o plano de trabalho da escola, de modo a permitir uma análise de seus avanços e identificar aspectos que mereçam reorientação.
A avaliação das escolas de educação básica é responsabilidade exclusiva do governo federal e observada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb.
A avaliação das escolas de educação básica é responsabilidade exclusiva das secretárias de educação e deve ser pautada em parâmetros universais.
A avaliação tem o objetivo de promover a competição entre estudantes, professores e escolas.
É vetada a avaliação da aprendizagem individual.