Delia Lerner, em Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário, analisando a prática escolar da leitura, formula o seguinte questionamento: “É possível ler na escola? Esta pergunta pode parecer estranha: por que pôr em dúvida a viabilidade da leitura numa instituição cuja missão fundamental foi, e continua sendo, precisamente a de ensinar a ler e escrever?”. Com base no pensamento da autora, assinale a alternativa que contém um fator que pode favorecer a leitura na escola, isto é, que pode tornar essa leitura possível.
Um parcelamento do conteúdo em elementos supostamente simples.
Uma distribuição do tempo escolar que atribui um período determinado à aprendizagem dos elementos da língua portuguesa.
Um controle estrito da aprendizagem de cada parcela e um conjunto de regras que concedem ao professor certos direitos e deveres que somente ele pode exercer.
O reconhecimento de que a aquisição do conhecimento é um processo acumulativo e graduado.
Uma teoria da aprendizagem que se preocupe com o sentido que a leitura possa ter para as crianças.