O processo ensino-aprendizagem, na era digital, exige mudanças nos paradigmas de ensino. A incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) deve ajudar gestores, professores, alunos, pais e demais funcionários a transformar a escola em um lugar democrático e promotor de ações educativas que ultrapassem os limites da sala de aula, instigando o educando a enxergar o mundo muito além dos muros da escola, respeitando sempre os pensamentos e ideais do outro. Para alguns pesquisadores, as novas tecnologias podem assumir um papel ativo e estruturante nas formas de aprender e conhecer. Nessa perspectiva, espera-se que a escola:
Transforme as salas de aula em modernos laboratórios de informática.
Propicie uma unidade orgânica entre o conhecimento, o sujeito e as TIC.
Utilize as tecnologias da informação para reforçar a competição entre os estudantes.
Mantenha a sua tradição, reservando às novas tecnologias um papel secundário.
Faça uso das tecnologias digitais para mostrar as possibilidades desses recursos e incentivar o consumo.