Imagem de fundo

Em Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico social dos conteúdos, José Car...

Em Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico social dos conteúdos, José Carlos Libâneo busca identificar os fundamentos do trabalho docente, na perspectiva da pedagogia crítico-social dos conteúdos. É correto afirmar que, para o autor, a pedagogia crítico-social dos conteúdos

A

refere-se à didática apresentada na transmissão cultural, concebendo o aluno como um ser receptivo, atribuindo um caráter dogmático aos conteúdos e métodos da educação.

B

assume a historicidade da escola, sendo determinada pelos interesses opostos das classes existentes na sociedade, e, ao mesmo tempo determinante, porque histórica e fruto da atividade humana transformadora.

C

corresponde à versão modernizada da Escola Nova, acentuando o caráter prático-técnico do ensino e, assim, sua neutralidade em face das questões sociais.

D

adota como essencial, na educação, a atividade escolar de natureza técnico-pedagógica, inteiramente autônoma em face da política.

E

introduz no ensino a psicologia comportamental, a teoria da comunicação, a teoria dos sistemas, a partir do que surgem os objetivos comportamentais, o planejamento didático formal previamente elaborado, os livros didáticos, supervalorizando os meios.