Na BNCC encontram-se as competências específicas das áreas. Ao se referir a Ciências da Natureza, alega que, ao longo do Ensino Fundamental a área tem um compromisso com o desenvolvimento do letramento científico, que envolve a capacidade de compreender e interpretar o mundo (natural social e tecnológico), mas também de transformá-lo com base nos aportes teóricos e processuais de ciências. Ainda sobre a área de Ciências da Natureza podemos afirmar, exceto:
É preciso assegurar aos alunos do Ensino Fundamental o acesso à diversidade de conhecimentos científicos produzidos ao longo da história, bem como a aproximação gradativa aos principais processos práticas e procedimentos da investigação científica.
Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano e o conhecimento científico como provisório, cultural e histórico é uma competência específica desta área.
Nesta área é necessário organizar as situações de aprendizagem partindo das questões que sejam desafiadoras, reconhecendo a diversidade cultural estimulando o interesse e a curiosidade científica dos alunos.
O processo investigativo não se faz necessário, pois não se trata de um elemento central na formação dos estudantes devido à formação estar atrelada apenas as questões teóricas.