Leia o trecho a seguir.
Os estudos em avaliação deixam para trás o caminho das verdades absolutas, dos critérios objetivos, das medidas padronizadas das estatísticas, para alertar sobre o sentido essencial dos atos avaliativos de interpretação de valor sobre o objeto da avaliação, de um agir consciente e reflexivo frente às situações avaliadas e de exercícios do diálogo entre os envolvidos.
Fonte: HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre, Mediação, 2001.
Sobre a avaliação mediadora, assinale a alternativa CORRETA.
Uma avaliação em síntese que se projeta a vislumbra o futuro, não tem por finalidade a evolução da aprendizagem dos educandos.
A avaliação mediadora serve para subsidiar o professor e a escola no sentido da melhor compressão dos limites e possibilidades dos alunos e de ações subsequentes para favorecer o seu desenvolvimento.
Em uma avaliação mediadora, o confronto entre objetivos pretendidos e alcançados, interesses e valores dos alunos se destinam a explicar o seu grau de aprendizagem.
Na avaliação mediadora, o diálogo, entendido a partir dessa relação epistemológica, se processa obrigatoriamente através de conversar enquanto comunicação verbal com o estudante.
Na avaliação mediadora, acompanhar pode ser definido como estar junto a e não como favorecer.