O currículo escolar é o caminho que o estudante deve percorrer durante sua vida na escola. Nele estão organizados os conteúdos que o aluno vai aprender ao longo do estudo em uma instituição de ensino. Embora seja construído a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), definida pelo Ministério da Educação, o currículo não é algo estático. Ao contrário, é orgânico, dinâmico e adaptável a cada realidade, metodologia e proposta pedagógica.
A BNCC, portanto, é um documento:
de caráter sugestivo, ou seja, que sugere os conteúdos essenciais que todos os estudantes devem aprender, independentemente de a escola ser pública ou privada, ela é o guia, mas cada instituição cria seu próprio currículo escolar;
de caráter normativo, ou seja, que define os conteúdos essenciais que todos os estudantes devem aprender, independentemente de a escola ser pública ou privada, ela é o guia, mas cada instituição cria seu próprio currículo escolar;
de caráter normativo, ou seja, que define os conteúdos essenciais que todos os estudantes devem aprender, independentemente de a escola ser pública ou privada deve seguir o mesmo currículo do Sistema de Ensino Nacional;
de caráter propositivo, ou seja, que propõe os conteúdos essenciais que todos os estudantes das escolas públicas devem aprender, porém cada instituição deve criar seu próprio currículo escolar.