Imagem de fundo

Em 2006, o professor Dr. Ruben Puentedura criou o modelo SAMR, um método para medir a i...

Em 2006, o professor Dr. Ruben Puentedura criou o modelo SAMR, um método para medir a integração da tecnologia na sala de aula. Além de guiar e identificar o uso das ferramentas tecnológicas no processo de educação, o modelo também serve de guia para que o profissional possa avaliar sua própria evolução com relação à inserção da tecnologia no seu processo de ensino.

Imagem extraída do weblog do PhD Ruben R. Puentedura

Sabendo que cada letra da sigla representa um nível (grau) de integração, relacione a primeira coluna de acordo com o conceito correspondente na segunda coluna:

I- Substituição.

II- Aumento.

III- Modificação.

IV- Redefinição.

( ) Satisfeito com os resultados apresentados no seminário, o professor orientará seus alunos a desenvolverem um livro interativo, utilizando, por exemplo, o iBooks Author, no qual terão a possibilidade de inserir gifs, vídeos, áudios, fotos e informações de suas pesquisas.

( ) O professor deve instruir seus alunos a pesquisarem e digitarem um trabalho referente a determinado movimento artístico em tablets ou computadores, ao invés de se limitarem à pesquisa em livros e à escrita cursiva.

( ) Os alunos não somente entregarão a pesquisa digitada e impressa em folha tamanho A4, como também prepararão uma apresentação utilizando Power Point e contando com o projetor da sala de aula para apresentar um seminário.

( ) Ao invés de se limitarem a publicar o livro digital na biblioteca da escola, os alunos deverão publicá-lo na Amazon, em formato para Kindle, ou na iBooks Store, tendo a atividade ganhado dimensões para além da própria sala de aula.

Assinale a alternativa que corresponde ao CORRETO preenchimento dos parênteses.

A

IV, II, III e I.

B

II, I, III e IV.

C

I, III, IV e II.

D

I, IV, III e II.

E

III, I, II e IV.