As avaliações em larga escala ou externas, como o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Educandos), favorecem a análise de um cenário, constituindo-se em subsídios, especialmente para políticas públicas nacionais, estaduais e municipais. As escolas podem e devem refletir sobre esses indicadores, mas é importante lembrar que eles capturam uma “fotografia momentânea” do contexto de aprendizagem dos educandos e que, não necessariamente, refletem as aprendizagens de parte do currículo, ou seja, os conhecimentos passíveis de serem avaliados nesse tipo de teste, sem que o resultado reflita a realidade integral da rede ou escola. Diante do exposto, um planejamento do processo avaliativo deverá considerar as finalidades de:
I. Proporcionar aos educandos a compreensão sobre seu processo de aprendizagem, criando as condições para que sejam mapeados experiências, saberes, competências e interesses.
II. Apoiar os gestores escolares no planejamento de ações e políticas ajustadas para a ampliação das oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento para todos e para cada um.
III. Qualificar e apoiar a elaboração de políticas públicas que buscam desenvolver e garantir educação de qualidade com equidade, trazendo evidências sobre a educação ofertada, transparência para a sociedade e senso de responsabilidade para gestores.
IV. Proporcionar às famílias/responsáveis um acompanhamento dos principais marcos de aprendizado e desenvolvimento dos alunos, criando condições para conversas sobre o papel de todos na ampliação da aprendizagem, apoiando-se, por exemplo, na documentação pedagógica.
V. Prover aos professores subsídios para atuarem a partir dos insumos colhidos no acompanhamento da aprendizagem, através do diagnóstico pelo acompanhamento da avaliação durante o período de ensino; ou, ao final de um, a somativa, a fim de que possam pensar nas estratégias mais adequadas ao apoio do educando.
Está correto o que se afirmar em
I, II, III, IV e V.
I, IV e V, apenas.
II, III e V, apenas.
I, II, III e IV, apenas.