A Competência geral 5 da BNCC é definida como: “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.” (BNCC, 2018).
Em relação às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem, é CORRETO afirmar que:
o professor precisa ser o detentor do conhecimento técnico sobre o uso das ferramentas disponíveis para melhor uso possíveis das TDICs, bem como para garantir a alfabetização e o letramento digital dos estudantes.
é preciso repensar os projetos pedagógicos com o olhar de utilização das tecnologias e recursos digitais como um fim, promovendo apenas o acesso dos estudantes ao mundo digital.
com o uso de ferramentas simples e acessíveis, os alunos podem criar áudios e vídeos para compartilhar as aprendizagens de uma aula ou sequência didática, desde que estejam determinadas no plano oficial do professor ou no livro didático.
não se deve prezar somente pela utilização das tecnologias em si, mas sim pela reflexão crítica e pelo uso responsável. Porém, não cabe aos professores trabalhar também conceitos relacionados à segurança na rede, ao cyberbullying, à checagem de fatos (fake news) e informações e ao uso da tecnologia como ferramenta de construção e compartilhamento de conhecimentos.
incorporar as tecnologias digitais na educação não significa utilizá-las somente como meio ou suporte para promover aprendizagens ou despertar o interesse dos alunos, mas sim utilizá-las com os alunos para que construam conhecimentos com e sobre o uso dessas TDICs.