A concepção de avaliação formativa e contínua, adota pelo Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel para a educação infantil (2020), pode ser identificada nas alternativas abaixo, EXCETO:
No ensino de Ciências, na Educação Infantil, a avaliação deve contribuir para que o aluno desenvolva a capacidade de observação do meio ambiente, a compreensão inicial sobre o conteúdo e, posteriormente, a sistematização sobre os fenômenos naturais, suas características e seus processos.
No componente curricular Geografia, a avaliação diagnóstica e gradativa deve considerar se as crianças experimentam, interpretam a assimilam as transformações e as diferentes organizações do espaço geográfico; se vivenciam os diferentes espaços durante a rotina e na manipulação dos objetos.
No ensino de História, a avaliação processual deve trabalhar por meio das verbalizações da criança e desenhos, por exemplo, para que a criança relacione a sua história de vida com a de outros sujeitos e assim se identifique com a coletividade e como sujeito histórico.
No componente curricular Língua Portuguesa, a avalição pontual e estanque deve considerar a conversação espontânea, a articulação correta das palavras, os turnos de fala, os aspectos não linguísticos por meio de avaliações pontuais encaminhadas a cada trimestre do ano letivo.
Na Educação Física, a avaliação não deve se resumir à capacidade de executar movimentos, pois necessita considerar a prática pedagógica trabalhada com as crianças no percurso do ano letivo.