A sociologia da educação propõe a investigação da educação enquanto instituição e como processo educativo presente em todas as sociedades. A perspectiva da educação enquanto instituição se deve à sua constituição enquanto necessidade e atividade humana. Nesse sentido, constitui um conjunto de normas, regras, valores e atitudes que compõem a estrutura social. Enquanto processo educativo, por sua vez, representa o caráter não institucionalizado da educação que toma espaço nas diferentes sociedades. (Bonetti, 2008.)
Ao longo da história da sociologia nos deparamos com diferentes propostas teórico-metodológicas, que elucidaram aspectos relevantes da relação entre educação e sociedade. Sobre as contribuições das teorias clássicas, conforme os teóricos relacionados, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Émile Durkheim.
2. Karl Marx.
3. Max Weber.
( ) Elaborou sua teoria social considerando que a sociedade não é algo exterior ao indivíduo, mas que é formada no contexto das interações entre os indivíduos. Logo, sua sociologia buscou compreender o sentido da ação social.
( ) A educação é responsável pela socialização, processo pelo qual os mais jovens aprendem normas, costumes e valores que os permitirão o convívio social, ou seja, a sociedade determina o comportamento do indivíduo, e a educação, como socialização, contribui para essa determinação.
( ) Elucida a relação entre educação e sociedade remetendo às questões ligadas aos condicionantes das relações sociais no desenvolvimento do capitalismo e a formação (e lutas) das classes sociais. Ao desenvolver sua teoria, nos apresenta o trabalho como elemento central para compreender as relações sociais e a formação das classes sociais e, consequentemente, da desigualdade entre as classes, mostrando como as relações entre os homens se dão a partir da ideologia.
A sequência está correta em
3, 1, 2.
1, 2, 3.
2, 3, 1.
1, 3, 2.