Imagem de fundo

Leia a situação hipotética abaixo. João, uma criança de 5 anos, apresenta dificuldades ...

Leia a situação hipotética abaixo.


João, uma criança de 5 anos, apresenta dificuldades em atividades que exigem coordenação motora fina, como desenhar ou recortar. No entanto, ele demonstra grande interesse por brincadeiras ao ar livre e atividades físicas que envolvem movimentos amplos, como correr e pular.


Considerando esse contexto e as contribuições de GESELL (1986) sobre o desenvolvimento motor infantil, é CORRETO:

A

Organizar atividades de coordenação motora fina em ambiente controlado, com instruções diretas e foco no treinamento dessa habilidade, evitando distrações com movimentos amplos.

B

Aplicar um programa rígido de exercícios motores especializados, com foco em fortalecer a musculatura fina, mesmo que João demonstre frustração, para acelerar seu progresso.

C

Priorizar atividades de recorte e escrita, utilizando materiais adaptados para facilitar o avançado e acelerar o desenvolvimento da progressão fina, independentemente da habilidade de João em atividades motoras amplas.

D

Propor atividades integradas que utilizam movimentos amplos como base para o desenvolvimento motor fino, como jogos de arremesso com alvos, brincadeiras com bolinhas, ajustando as tarefas ao nível de habilidade de João.