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Durante uma atividade livre, uma criança de três anos tenta escalar uma prateleira baix...

Durante uma atividade livre, uma criança de três anos tenta escalar uma prateleira baixa para alcançar um brinquedo. O monitor presencia a cena, intervém rapidamente e reorganiza o espaço para tornar os objetos acessíveis ao alcance visual e tátil das crianças, além de propor novas dinâmicas com os materiais. Essa conduta revela:

A

Uma reação emergencial e pontual, suficiente para evitar o acidente, mas que não modifica as estruturas permanentes do ambiente ou a lógica de circulação infantil., seguindo sempre a preconização do projeto político pedagógico da instituição.

B

Uma prática que substitui o risco pela passividade, uma vez que limitar o acesso ao brinquedo pode inibir o exercício motor e explorar menos as capacidades infantis que precisam ser desenvolvidas a partir da exploração dos ambientes.

C

Uma resposta que prioriza a resolução imediata do risco, mas desconsidera o valor simbólico da exploração e da iniciativa autônoma da criança no ambiente educativo que deve ser preparado com a intencionalidade pedagógica prevista na Base Nacional Comum Curricular.

D

Um entendimento ampliado da prevenção de acidentes como uma prática proativa e pedagógica, que considera a organização do espaço, o estímulo à autonomia com segurança e a mediação da curiosidade infantil de forma respeitosa.