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Paulo Freire, Luckesi, Libâneo, Saviani e Gadotti são alguns dos educadores brasileiros...

Paulo Freire, Luckesi, Libâneo, Saviani e Gadotti são alguns dos educadores brasileiros cujos nomes estão relacionados à questão das tendências pedagógicas. Objetivando melhorar a qualidade do ensino escolar, desenvolveram teorias para favorecer a análise crítica e a reflexão sobre as práticas docentes. No que diz respeito às tendências pedagógicas, é correto afirmar:
A
atualmente, existe um consenso entre os estudiosos da educação de que, no ensino superior, os docentes devem dar prioridade às tendências que mais se ajustam às necessidades do mercado de trabalho, de modo especial as que levam em conta os critérios econômicos.
B
tanto os educadores do ensino superior quanto os da educação básica devem conhecê-las, identificar os pressupostos que as diferenciam, seja para negá-las seja para utilizar os seus pontos positivos como base para construir, com coerência e propriedade, uma linha pedagógica própria.
C
quanto às suas manifestações, as tendências pedagógicas somente podem ser classificadas porque partem de pressupostos muito diversos, formando um leque de teorias extremamente variadas e totalmente irreconciliáveis. Logo, toda tentativa de combiná-las levará o educador ao fracasso.
D
após a LDB n.º 9.394/96, ideias com perspectivas interacionistas, como as de Piaget, Vygotsky e Wallon foram muito difundidas entre os educadores brasileiros, contudo não são adequadas ao Ensino Superior, pois tratam especificamente de crianças e adolescentes e não dizem respeito a adultos.
E
o ensino denominado tradicional, caracterizado por transmitir conhecimentos a serem memorizados e depois repetidos ao professor, por meio de provas e testes, foi praticamente abolido do Ensino Superior, que hoje dá preferência a propostas centradas nos interesses dos(as) educandos(as).