Paulo Freire, Luckesi, Libâneo, Saviani e Gadotti são alguns
dos educadores brasileiros cujos nomes estão relacionados
à questão das tendências pedagógicas. Objetivando
melhorar a qualidade do ensino escolar, desenvolveram
teorias para favorecer a análise crítica e a reflexão sobre
as práticas docentes. No que diz respeito às tendências
pedagógicas, é correto afirmar:
A
atualmente, existe um consenso entre os estudiosos da
educação de que, no ensino superior, os docentes devem
dar prioridade às tendências que mais se ajustam às
necessidades do mercado de trabalho, de modo especial
as que levam em conta os critérios econômicos.
B
tanto os educadores do ensino superior quanto os da
educação básica devem conhecê-las, identificar os
pressupostos que as diferenciam, seja para negá-las
seja para utilizar os seus pontos positivos como base
para construir, com coerência e propriedade, uma linha
pedagógica
própria.
C
quanto às suas manifestações, as tendências pedagógicas
somente podem ser classificadas porque partem
de pressupostos muito diversos, formando um leque de
teorias extremamente variadas e totalmente irreconciliáveis.
Logo, toda tentativa de combiná-las levará o
educador ao fracasso.
D
após a LDB n.º 9.394/96, ideias com perspectivas interacionistas,
como as de Piaget, Vygotsky e Wallon
foram muito difundidas entre os educadores brasileiros,
contudo não são adequadas ao Ensino Superior, pois
tratam especificamente de crianças e adolescentes e não
dizem respeito a adultos.
E
o ensino denominado tradicional, caracterizado por
transmitir conhecimentos a serem memorizados e
depois repetidos ao professor, por meio de provas e
testes, foi praticamente abolido do Ensino Superior, que
hoje dá preferência a propostas centradas nos interesses
dos(as) educandos(as).