Imagem de fundo

Ao trazer o multiculturalismo para o centro de suas reflexões, Moreira tece consideraçõ...

Ao trazer o multiculturalismo para o centro de suas reflexões, Moreira tece considerações sobre seus vários aspectos e suas implicações para as práticas pedagógicas no âmbito da escola. Entre outros aspectos, ressalta os vários significados, a diversidade de culturas encontradas hoje no interior de um mesmo país e entre os diferentes países do globo e a associação das diferenças culturais às relações de poder. Para o autor, construir um currículo escolar para atender a alunos nas suas diferenças culturais pressupõe, sobretudo,

A

a construção de um currículo monocultural que sintetize os interesses individuais de cada aluno.

B

práticas pedagógicas centradas nos conteúdos escolares para evitar que os diferentes aspectos da vida social do aluno possam descaracterizar o currículo.

C

a homogeneização cultural para viabilizar práticas pedagógicas que garantam aos alunos o acesso a um conhecimento escolar mínimo.

D

o fortalecimento da já conquistada democracia racial, por meio da igualdade de condições pedagógicas para os alunos.

E

a superação de práticas pedagógicas fundadas na ideia de um currículo monocultural.