Imagem de fundo

Segundo Luckesi (2011), “o ato de avaliar a aprendizagem na escola é um meio de tornar ...

Segundo Luckesi (2011), “o ato de avaliar a aprendizagem na escola é um meio de tornar os atos de ensinar e aprender produtivos e satisfatórios”. Assim, a avaliação do estudante não deve ser desvinculada do processo de ensino do docente. O processo de ensino-aprendizagem é muito mais complexo que isso. Neste contexto, o processo de avaliação tem por objetivo:

A

Gerar um quadro de resultados que será utilizado para selecionar os estudantes para o ingresso nas instituições de ensino superior.

B

Gerar uma planilha de notas que será utilizada como base para levantamento de verbas junto ao governo federal, para melhorias físicas nas instituições de ensino.

C

Gerar índices satisfatórios para reduzir as taxas de evasão.

D

Classificar os estudantes a partir das notas obtidas, de forma a subdividir as turmas em grupos de acordo com o seu rendimento.

E

Julgar se os objetivos iniciais definidos no plano de trabalho do docente foram cumpridos, devendo contribuir para a análise e para a decisão de quais ações pedagógicas deverão ser tomadas durante o processo de ensino.