Imagem de fundo

A obra Pierre Bourdieu: escritos de educação (1998), organizado por Maria Alice Nogueir...

1
Q1082680
Anulada Esta questão foi anulada pela banca examinadora.
Teclas de Atalhos
Compartilhar

A obra Pierre Bourdieu: escritos de educação (1998), organizado por Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani, tem por objetivo reunir importantes escritos do sociólogo francês e explorar a profundidade de suas contribuições para a reflexão sobre o processo educativo. Um dos principais conceitos do pensamento bourdiesiano é o de capital cultural. Na concepção de Bourdieu, o capital cultural pode existir sob três formas: no estado incorporado, no estado objetivado e no estado institucionalizado. Assinale a alternativa que define corretamente o estado incorporado:

A

O capital cultural aparece na aquisição de bens culturais, obras de arte, livros, textos diversos, entre outros elementos materiais. Decorre de aquisições dependentes do capital econômico. Possui os mecanismos de apropriação muito particulares e produz os símbolos que identificam o capital incorporado.

B

A assimilação, enraizamento e durabilidade do capital cultural, em um determinado sistema, demandam tempo e somente podem ocorrer de forma pessoal, não podendo ser externado. Se assim o fosse, perderia a característica própria de capital cultural da instituição.

C

Bourdieu indica que a concretização do capital cultural (em seu estado incorporado) ocorre na apropriação de elementos da cultura simbólica, tais como os diplomas e sua aquisição.

D

O capital cultural configura-se como um mecanismo estratégico para difusão de relações de poder em um determinado sistema social. O volume de capital social e econômico possuídos determina a rede de relações sociais que se pode mobilizar e configura as diferenças entre os agentes na economia das trocas simbólicas.