A complexidade do processo de aprendizagem dificulta, na avaliação, o estabelecimento de instrumentos e procedimentos indicadores do real desenvolvimento dos alunos como um todo, nos diferentes aspectos cognitivos, afetivos e sociais. Considerando os procedimentos e instrumentos de avaliação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As formas de registro qualitativo escrito permitem que os professores comparem os saberes alcançados em diferentes momentos da trajetória vivenciada.
( ) O uso de portfólios, sob a orientação dos professores, leva os alunos a analisar suas próprias produções, refletindo sobre os conteúdos aprendidos e sobre os que falta aprender, visualizando seus próprios percursos.
( ) A prova constitui no único instrumento de avaliação que serve para diagnosticar os avanços, assim como as lacunas na aprendizagem e nos fornece dados mais controlados e sistemáticos sobre o domínio dos saberes.
( ) Através da autoavaliação, os alunos refletem sobre os próprios conhecimentos e sobre estratégias de aprendizagem, de modo a redefinirem os modos de estudar e de se apropriar dos saberes.
( ) Os conselhos de classe constituem um momento, um espaço da avaliação do processo pedagógico na busca de alternativas para superação dos problemas educativos da escola.
A sequência está correta em
F, V, V, V, F
V, V, F, V, V
F, V, F, V, F
V, V, V, F, V
V, F, F, V, V