Imagem de fundo

As tendências pedagógicas, formuladas ao longo dos tempos por diversos teóricos que se ...

As tendências pedagógicas, formuladas ao longo dos tempos por diversos teóricos que se debruçaram sobre o tema, foram concebidas com base nas visões desses pensadores em relação ao contexto histórico das sociedades em que estavam inseridos, além de suas concepções de homem e de mundo, tendo como principal objetivo nortear o trabalho docente, modelando-o a partir das necessidades de ensino observadas no âmbito social em que viviam. A respeito da relação professor, aluno e aprendizagem, é CORRETO afirmar que:

A

Na Tendência Liberal Tecnicista, existe uma relação objetiva em que o professor transmite informações e o aluno deve fixá-las. A aprendizagem é baseada no desempenho.

B

Na Tendência Progressivista Libertária, a relação entre professor e aluno é não diretiva, o professor é orientador e os alunos livres. A aprendizagem prima pela valorização da vivência cotidiana e se dá informalmente via grupo.

C

Na Tendência Progressivista "Crítico-social dos conteúdos ou histórico-crítica", a relação entre professor e aluno apresenta o papel do aluno como participador e do professor como mediador entre o saber e o aluno. A aprendizagem é baseada nas estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos.

D

Na Tendência Liberal Renovada Não Diretiva (Escola Nova), a relação entre professor e aluno é de igual para igual, horizontalmente. A aprendizagem valoriza a experiência vivida como base da relação educativa. Codificação-decodificação. Resolução da situação problema.