As tendências pedagógicas, formuladas ao longo dos tempos por diversos teóricos que se debruçaram sobre o tema, foram concebidas com base nas visões desses pensadores em relação ao contexto histórico das sociedades em que estavam inseridos, além de suas concepções de homem e de mundo, tendo como principal objetivo nortear o trabalho docente, modelando-o a partir das necessidades de ensino observadas no âmbito social em que viviam. A respeito da relação professor, aluno e aprendizagem, é CORRETO afirmar que:
Na Tendência Liberal Tecnicista, existe uma relação objetiva em que o professor transmite informações e o aluno deve fixá-las. A aprendizagem é baseada no desempenho.
Na Tendência Progressivista Libertária, a relação entre professor e aluno é não diretiva, o professor é orientador e os alunos livres. A aprendizagem prima pela valorização da vivência cotidiana e se dá informalmente via grupo.
Na Tendência Progressivista "Crítico-social dos conteúdos ou histórico-crítica", a relação entre professor e aluno apresenta o papel do aluno como participador e do professor como mediador entre o saber e o aluno. A aprendizagem é baseada nas estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos.
Na Tendência Liberal Renovada Não Diretiva (Escola Nova), a relação entre professor e aluno é de igual para igual, horizontalmente. A aprendizagem valoriza a experiência vivida como base da relação educativa. Codificação-decodificação. Resolução da situação problema.