Com os limites das aulas expositivas, que nem sempre conseguem atrair o interesse dos estudantes, e o surgimento acelerado de inéditos meios de acesso à informação, outras possibilidades para o trabalho educacional estão surgindo, como é o caso da "classe invertida" (Flipped Classroom). Trata-se de uma metodologia de aula na qual os estudantes pesquisam um tema de forma autônoma e exploram seus achados com o professor e os colegas em sala. "A inversão consiste em fazer os trabalhos e tarefas em sala de aula e acessar material de aula em casa."
LEMOS, A.; PERL, L. Comunicação e tecnologia: uma experiência de sala de aula invertida.
Comunicação & Educação – Revista do Departamento de Comunicações e Artes da ECA-USP,
ano 20, n. 1, jan./jun. 2015, p. 215.
Foram feitas as seguintes afirmativas, como referentes aos pressupostos dessa metodologia:
I. Mesmo com o advento das novas tecnologias, o professor deve manter o monopólio da informação.
II. A sala de aula passa a ser um espaço de informação e discussão com as novas tecnologias de comunicação.
III. O professor deve estar disponível para compartilhar o poder de decisão em sala de aula.
IV. O ensino abdica do direcionamento do professor em relação a leituras obrigatórias.
V. As relações de ensino e aprendizado na sala de aula procuram adaptar o conhecimento às novas dinâmicas da cultura e das práticas sociais.
Estão corretas
I, III e V.
I, IV e V.
II, III e IV.
II, III e V.