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Saviani (1989) classifica as teorias educacionais em dois grupos, as teorias não-crític...

Saviani (1989) classifica as teorias educacionais em dois grupos, as teorias não-críticas e as teorias crítico-reprodutivas. No primeiro grupo, inserem-se as teorias que entendem a educação como uma superação da marginalidade, enquanto que no segundo entendem a educação como um fator de marginalização. Analise e complete as afirmativas abaixo:

I. A busca pela minimização das interferências subjetivas, visando à máxima eficiência da educação é um dos principais pontos desta teoria, formulada em meados do século XX. A organização racional passa a ser o elemento principal, delegando a posição secundária aos alunos e professores, que são apenas executores, de um planejamento de especialistas. Trata-se da abordagem denominada: _________________________________

II. Formulada no final século XIX, esta teoria coloca o aluno no papel principal e o professor como um estimulador da aprendizagem. A aprendizagem seria um processo espontâneo, decorrente do ambiente estimulante, que se dá pela relação entre aluno e professor, e ao agrupamento dos alunos segundo as suas próprias áreas de interesse. Trata-se da ____________________________.

III. Essa teoria foi inspirada no princípio de que a educação é um direito de todos e dever do estado. Seu papel é difundir a instrução, transmitir os conhecimentos acumulados pela sociedade de maneira lógica e tem como centro o professor, que transmite esse conhecimento aos alunos. Trata-se da abordagem denominada _________________________________.

A opção que identifica adequadamente as abordagens acima é:

A

I - Pedagogia Nova, II - Pedagogia Tecnicista, III – Pedagogia Tradicional

B

I – Pedagogia Tecnicista, II - Pedagogia Tradicional – III - Pedagogia Nova

C

I – Pedagogia Nova, II – Pedagogia Tradicional, III – Pedagogia Tecnicista

D

I – Pedagogia Tecnicista, II – Pedagogia Nova, III – Pedagogia Tradicional