O convívio social define o homem como sujeito histórico, cuja identidade se constrói na relação com o outro, a partir de práticas educativas que pretendem contribuir para a construção e desenvolvimento da sociedade.
Dentre as concepções abaixo, qual delas NÃO compõe a relação educação, sociedade e cultura?
O entendimento de que a educação exerce o papel de manter a sociedade integrando os indivíduos no todo social. A teoria e a prática pedagógica, portanto, independem de qualquer análise crítica da educação dentro da sociedade.
O entendimento de que a prática educativa é neutra. A própria declaração de sua neutralidade não compromete a análise, reflexão e ação crítica da realidade tal como ela se apresenta. Essa concepção imprime a consciência de que, mesmo que não se estabeleça solidariedade com as outras práticas sociais, haverá a possibilidade de cooperar no processo de transformação.
O entendimento de que a educação necessariamente reproduz a sociedade, sendo determinada pelos aspectos econômicos, sociais e políticos. As atividades educativas estão a serviço do saber – e do saber comportar-se – nessa sociedade. E quem determina esses saberes são os setores dominantes, de acordo com as necessidades do modelo de produção.
O entendimento de que a educação deve constituir-se em meio de realização de uma concepção da sociedade, a partir da crítica dessa mesma sociedade. A educação é concebida, como uma prática social que serve a um projeto, a um modelo, a um ideal de sociedade.