Imagem de fundo

A pedagogia de projetos estimula a introdução de atividades mais dinâmicas na relação e...

A pedagogia de projetos estimula a introdução de atividades mais dinâmicas na relação ensino aprendizagem. Atividades cooperativas, baseadas no diálogo, em que professoras(-es) e alunos(-as) interagem no processo permanente de construção de conhecimentos. Essa modalidade, que pretende produzir aulas mais favoráveis à aprendizagem, também imprime um novo desenho ao processo de ensino, exigindo uma redefinição das ações relacionadas ao ensinar e ao aprender, principalmente, ao processo avaliativo.

Para se atender a essa modalidade de ensino aprendizagem, é preciso considerar a avaliação sob as perspectivas, EXCETO:

A

de uma prática de atribuição de nota ou conceito para a compreensão do resultado do processo de ensino/aprendizagem que permite a ampliação do conhecimento. Assim, o aluno ou aluna ao dar a sua resposta, já sabe se está correta ou não porque não difere de uma resposta padronizada. Sua resposta será admitida como conhecimento.

B

de uma prática de investigação dos processos desenvolvidos e dos resultados apresentados, incorporando alunos/as e professores/as como sujeitos interativos no desenvolvimento do projeto que está sempre atravessado por conhecimentos, desconhecimentos e aprendizagens.

C

de uma prática conectada ao permanente movimento de construção de conhecimentos, aqui traduzido pela idéia de ainda não saber, que traz para a avaliação a ênfase no processo permanente e estimula o diálogo e o encontro das diferenças.

D

da consideração de um horizonte móvel, indefinido, pois não trabalha a partir de uma única resposta esperada, mas indaga as muitas respostas encontradas, os diferentes caminhos percorridos, os múltiplos conhecimentos anunciados, com o sentido de ampliação permanente dos conhecimentos existentes.