Na interação com manifestações de músicas, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura, as crianças podem alimentar experiências de apropriação dessas diferentes linguagens artísticas. Em O trabalho do professor na educação infantil, Oliveira et. alii (2016) afirmam que, na experiência com as linguagens artísticas, as crianças devem construir conhecimentos necessários para o desenvolvimento de seu próprio percurso criativo, por exemplo,
utilizar as tradicionais bandinhas de música em seu processo de criação para produzir improvisações musicais, já que esses instrumentos são os mais indicados para essa atividade, tendo em vista que a sonoridade é boa e, quando tocados juntos, produzem um som alto e claro.
participar de sessões regulares de apreciação musical, momento em que a criança deve contemplar somente canções infantis de artistas brasileiros, e também, participar de rodas de leitura para a escuta atenta de bons textos da literatura infantil.
assistir sessões compartilhadas de filmes, exclusivamente infantis, e preferentemente obras de grande circulação, para que tenham acesso a essa arte, tendo em vista que a maior parte dos educandos que frequenta as escolas públicas nunca foi ao cinema.
ampliar o repertório de imagens, músicas, movimentos e enredos, apropriando-se dessas referências culturais em seu próprio processo de criação e, ainda, deparar-se com problemas estéticos e desenvolver estratégias para solucioná-los. Podem também, apreciar as suas próprias produções, bem como as de colegas.
ensaiar peças de teatro ou atividades de dança para apresentação nos eventos e festas da escola, devendo as coreografias e as intepretações ser ensinadas, unicamente, pelo professor da turma ou por profissional devidamente habilitado na área.