Imagem de fundo

John Dewey critica a educação como mera transmissão de conhecimentos, cultivada pelas e...

John Dewey critica a educação como mera transmissão de conhecimentos, cultivada pelas escolas, e propõe uma aprendizagem por meio de jogos, criticando aqueles que utilizam a atividade lúdica como simplesmente uma excitação física. Ele afirma que há duas qualidades de prazer: o aspecto pessoal e consciente de uma energia em exercício, que pode ser encontrado onde “[...] haja um desenvolvimento pleno do indivíduo.[...] Esse prazer é sempre absorvido, na própria atividade com que se identifica. É o prazer que acompanha o interesse autêntico e legítimo. Sua fonte é, no fundo, uma necessidade do organismo”. DEWEY, J. Vida e educação. (Trad. Anísio Teixeira.) 10 ed. Rio de Janeiro: Melhoramentos, 1978, p. 69.


Sob essa perspectiva, a ludicidade é concebida como:


A

prazer funcional que cria impossibilidade de acúmulo de energia.

B

condição que modela o comportamento do ser humano a uma dada dimensão.

C

componente inerente à condição humana e cuja manifestação e expressão é culturalmente situada, isto é, varia de acordo com o meio em que o sujeito vive.

D

abordagem de forma isolada em uma ou em outra atividade (brinquedo, festa, jogo, brincadeira, etc.) que traz bem estar à condição humana.