Sabe-se que a aprendizagem é um processo contínuo, que pode ocorrer em qualquer situação. Nesse sentido, podemos dizer que um dos fatores essenciais do aprendizado é a cultura, pois ela molda o sujeito por meio de suas relações com o meio. A aprendizagem é uma mudança significativa que ocorre baseada nas experiências dos indivíduos. Todavia, para ser caracterizada como tal, é necessária a solidez, ou seja, ela deve ser incorporada definitivamente pelo sujeito. A respeito das teorias de aprendizagem, é CORRETO afirmar que:
De acordo com o Cognitivismo de Piaegt, todos os processos vitais, sejam eles psicológicos, biológicos ou sociológicos, se comportam da mesma forma. Isto significa que, diante das dificuldades de assimilação, o organismo se acomoda (modifica), e assim pode assimilar sucessivas vezes. O resultado entre a assimilação e a acomodação é a adaptação.
No Behaviorismo, o comportamento pode ser moldado de acordo com estímulos e respostas, e é controlado não só pelas consequências externas, mas também pelo reforço vicariante e pelo auto-reforço.
A abordagem da aprendizagem social fundada pelo psicólogo Bandura entende que o desenvolvimento da mente é um processo dialético que ocorre por meio da autorregulação.
A teoria da aprendizagem significativa, o desenvolvimento cultural da criança somente pode ser compreendido como um processo vivo de desenvolvimento, de formação, de luta e, nesse sentido, deve ser objeto de um verdadeiro estudo científico.