Imagem de fundo

Libâneo, Oliveira e Toschi (2003), no cap. III, da 4a parte da obra: Educação Escolar: ...

Libâneo, Oliveira e Toschi (2003), no cap. III, da 4a parte da obra: Educação Escolar: políticas, estrutura e organização, analisam que “as atividades e as formas de organização e de gestão da escola podem favorecer ou prejudicar o alcance dos objetivos pedagógicos”. Os autores sugerem seis áreas de atuação da organização e da gestão da escola: a) o planejamento e o Projeto Pedagógico- curricular; b) a organização e o desenvolvimento do currículo; c) a organização e o desenvolvimento do ensino; d) as práticas de gestão técnico-administrativas e pedagógico-curriculares; e) o desenvolvimento profissional; f) a avaliação institucional e da aprendizagem, sendo essas áreas permeadas pela cultura organizacional.


Os autores destacam que “a razão de buscar um melhor funcionamento das escolas se deve ao fato de a instituição escolar [...] precisar investir nas condições que favoreçam

A

um bom ensino”, por “estar a serviço da aprendizagem dos alunos”.

B

aperfeiçoamento teórico dos professores em nível de pós-graduação”.

C

um clima amistoso entre os profissionais da escola e os da Secretaria da Educação”.

D

o cumprimento das determinações emanadas da UNESCO”.

E

a transmissão” de todos os”conteúdos disciplinares previstos para o ano letivo”.