Francisco Imbernón, no livro Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza, apresenta cinco grandes eixos de formação dos professores, a saber: a reflexão prático-teórica; a troca de experiências entre iguais; a união da formação a um projeto de trabalho; a formação como estímulo crítico; e o desenvolvimento profissional da instituição educativa mediante o trabalho conjunto. Para o autor, o desenvolvimento profissional do professor
está ligado a uma concepção neoliberal de educação, que objetiva uma formação tecnicista e que acaba por fomentar um ambiente de competividade entre os docentes.
equipara-se à formação permanente, sendo esta o único meio de desenvolver-se profissionalmente.
busca o engajamento dos educadores no cumprimento de metas e objetivos, almejando o bom rendimento escolar dos alunos no tocante aos exames externos.
pode ser concebido como qualquer intenção sistemática de melhorar a prática profissional e os conhecimentos profissionais, com objetivo de aumentar a qualidade docente.
está desvinculado de aspectos como salário, demanda de mercado de trabalho, clima de trabalho nas escolas, promoção na profissão, estruturas hierárquicas e carreira docente.