Imagem de fundo

No livro Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas, Julio Groppa Aquino ...

Compartilhar

No livro Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas, Julio Groppa Aquino toma a relação professor- -aluno como foco conceitual para o enfretamento da problemática disciplinar, pois considera que a escola, do ponto de vista institucional, tem nessa relação o seu núcleo fundamental.


Assinale a alternativa que apresenta uma asserção correspondente com a perspectiva apresentada pelo autor.

A

O que deve regular a relação professor-aluno é uma proposta de trabalho intrinsecamente sustentada no conhecimento; por meio dela, pode-se fundar a moralidade discente na medida em que o trabalho do conhecimento pressupõe a observância de regras de semelhanças e diferenças, de regularidades e exceções.

B

A indisciplina é um problema advindo da ampliação do acesso às escolas, ou seja, abriram-se as vagas, mas não se cuidou da infraestrutura das unidades escolares, nem se deu o necessário preparo e formação aos profissionais da educação, o que acarretou na decadência das escolas públicas.

C

Fruto de uma prática pedagógica permissiva, a indisciplina é decorrência de uma visão educacional que dá ao aluno uma importância exagerada, de tal modo que as crianças e os adolescentes aprendem que têm muitos direitos, mas pouco deveres.

D

O fenômeno do bullying é o mais corriqueiro no cotidiano escolar, podendo ser caracterizado como um comportamento agressivo ou debochado em relação a um aluno da turma; a sua solução deve basear-se no diálogo entre os alunos e na parceria entre as famílias e a escola.

E

A indisciplina é decorrência de famílias ausentes na vida das crianças, de modo que a educação que deveria ser dada em casa acaba recaindo sobre a escola, ou seja, além de ensinar os conteúdos pedagógicos previstos no currículo, a escola precisa preocupar-se com questões básicas de convivência.