“O trabalho com as Artes Visuais na educação infantil requer profunda atenção no que se refere ao respeito das peculiaridades e esquemas de conhecimento próprios à cada faixa etária e nível de desenvolvimento. Isso significa que o pensamento, a sensibilidade, a imaginação, a percepção, a intuição e a cognição da criança devem ser trabalhadas de forma integrada, visando a favorecer o desenvolvimento das capacidades criativas das crianças.” (RCNEI, 1998, p. 91, Vol. 3). A esse respeito, associe a segunda coluna de acordo com a primeira:
1- Objetivos em relação às artes visuais com as crianças de zero a três anos.
2- Objetivos em relação às artes visuais com as crianças de quatro a seis anos.
( ) Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura.
( ) Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística.
( ) Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
( ) Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.
2 – 1 – 2 – 2.
1 – 1 – 1 – 2.
2 – 2 – 1 – 1.
2 – 1 – 2 – 1.
1 – 1 – 2 – 2.