Imagem de fundo

A concepção de que é o aprendizado que possibilita o despertar de processos internos do...

A concepção de que é o aprendizado que possibilita o despertar de processos internos do indivíduo liga o desenvolvimento da pessoa a sua relação com o ambiente sócio-histórico em que vive e sua situação de organismo que não se desenvolve plenamente sem o suporte de outros indivíduos de sua espécie.

(OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento – um processo sócio-histórico. 4. ed. São Paulo:

Scipione, 1997, p. 58.)

Vygotsky chama a atenção para o fato de que para compreender adequadamente o desenvolvimento, deve-se considerar não apenas o nível de desenvolvimento real da criança, mas também seu nível de desenvolvimento potencial. Isto é, sua capacidade de:

A

Adiantar-se ao desenvolvimento;

B

Criar algo a partir do que se observa nos outros;

C

Desempenhar tarefas com a ajuda de adultos ou de companheiros mais capazes;

D

Desempenhar tarefas sem a ajuda de adultos ou de companheiros mais capazes.