No diálogo entre professor e aprendiz, cabe ao professor organizar situações de aprendizagem. Não basta, no entanto, que sejam planejadas, propostas e dirigidas para constituírem automaticamente boas situações de aprendizagem para os alunos. Para terem valor pedagógico, serem boas situações de aprendizagem, as atividades propostas devem reunir algumas condições e respeitar alguns princípios, que são:
(WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2002, p. 65.)
( ) Os alunos têm problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõem produzir.
( ) Os alunos precisam por em jogo tudo que sabem e pensam sobre o conteúdo que se quer ensinar.
( ) A organização da tarefa pelo professor garante a máxima circulação de informação possível.
( ) O conteúdo trabalhado mantém suas características de objeto sociocultural real, sem se transformar em objeto escolar vazio de significado social.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
V, F, V, F;
V, V, V, V;
F, V, F, V;
F, F, F, F;