Considere o trecho abaixo:
“Jussara Hoffmann (2012, p.13) conceitua a avaliação como 'um conjunto de procedimentos didáticos que se estendem por um longo tempo e em vários espaços escolares, de caráter processual e visando, sempre, à melhoria do objeto avaliado'." (SME, 2016, p.120).
A adesão a conceitos avaliativosesclarece o tipo de avaliação proposto pela SME para a Educação Infantil do Município de Fortaleza, assim como evidencia seu caráter de componente permanente e reflexivo da prática pedagógica. Nesse sentido, a avaliação na Educação Infantil deve:
abordar o conteúdo exposto pelo professor, medir o desempenho do aluno através de erros e acertos mediante provas clínicas, exames, chamadas orais e exercícios práticos em que os alunos possam reproduzir com, minimamente, as informações recebidas.
ser composta de vários instrumentos destinados a medir o desempenho dos alunos no contexto da escola. Podemos citar testes, escalas de atitude, questionários, fichas de registro de comportamento e diversas maneiras de coletar informações sobre o desempenho dos alunos.
incidir diretamente no planejamento das atividades diárias promovidas pelo educador junto às crianças, devendo subsidiar elementos que ampliem as aprendizagens e experiências apresentadas por elas, contribuindo também para suas manifestações, desejos e necessidades.
tornar o aluno responsável por suas ações (sejam acertadas ou não), fazendo do aluno parte importante da elaboração do conhecimento, em que a autocrítica e a autoavaliação são as únicas ferramentas capazes de ajudar o aluno a ser independente, criativo e autoconfiante.