Questão de concurso
1
Q1375904
Pedagogia Diretrizes Curriculares Nacionais
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2017
Banca: Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos - IMPARH
Prova: IMPARH - Prefeitura de Fortaleza - Diretor Escolar / Coordenador Pedagógico

Gomes (2008) afirma que conhecer a construção histórica das desigualdades não implica um trato igualitário e democrático em relação àqueles considerados diferentes. No entanto, o currículo escolar pode ser o espaço para a inserção da diversidade, compreendendo as causas políticas, econômicas e sociais de fenômenos como etnocentrismo, racismo, sexismo, homofobia e xenofobia. Para que isso aconteça, a autora acredita que é preciso:

A

estabelecer um processo de reeducação do olhar, com o reconhecimento e a realização dessa mudança do olhar sobre o “outro” e sobre nós mesmos a partir das diferenças e construir políticas e práticas pedagógicas e curriculares nas quais a diversidade é uma dimensão constitutiva do currículo, do planejamento das ações, das relações estabelecidas na escola.

B

superar essa divergência entre as teorias curriculares e procurar discutir qual currículo a escola quer adotar para se adequar às exigências de curriculares de seu Município ou Estado. Essa escolha deve ser pensada a partir do modelo de Projeto Político-Pedagógico da Rede de Ensino, esse que deve fundamentar a prática teórica da instituição, contemplando, se possível, a diversidade dos alunos.

C

levantar uma questão crucial: qual conhecimento deveria compor o currículo? No sentido absoluto de conhecimento verdadeiro, o que seria melhor definido como essencial, no sentido de "o melhor conhecimento que temos em qualquer campo". Se não pudermos responder a essa questão ou se não houver um conhecimento "melhor”, não estamos prontos a definir o currículo.

D

que o currículo seja objeto de atenção das medidas governamentais, seja pela promulgação de parâmetros e diretrizes curriculares, seja pela publicação de materiais destinados à discussão nas escolas do país, como os cadernos temáticos pelo Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, textos que auxiliam os professores e as escolas a compor as indagações sobre currículo.