TEXTO PARA A QUESTÃO 30
“A educação é dividida pelo autor em duas grandes
correntes: a concepção bancária e a concepção
problematizadora. Por educação bancária entende-se
a educação tradicional que reflete uma sociedade
opressora e discriminatória no qual os alunos são
vistos como recipientes vazios que docilmente
devem receber os depósitos ou conteúdos
programáticos pré-definidos, sendo os educadores,
neste contexto, depositantes de conteúdos. Deste
ato de depositar, como depositar valores em um
banco financeiro, advém o nome de educação
bancária.
Uma visão de educação mais humana é levantada
pelo autor em contraposição à educação bancária.
Tal visão ou concepção é tida como sendo problematizadora à medida que a mesma é uma
constante busca que visa com que os educandos
transformem o mundo em que vivem. Para tanto, os
mesmos devem compreender a realidade que os
cerca através de uma visão crítica da mesma,
respeitando-se sua cultura e história de vida. Tal
concepção educacional baseia-se na estimulação da
criatividade dos educandos e numa relação de
simbiose entre educador e educando na medida em
que procurar misturar os papéis dos mesmos, pois
crê o autor que ninguém educa ninguém e ninguém
se educa a si mesmo, mas os homens educam-se
em comunhão, mediatizados pelo mundo”.
(OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. A
importância da educação de Paulo Freire. In:
Revista PUC Minas. Belo Horizonte: Minas Gerais,
2018).
Assinale a alternativa correta sobre a proposta
pedagógica de Paulo Freire que é analisada no texto: