René Spitz e Jean Piaget contribuíram de forma importante para a construção sobre o desenvolvimento humano, sobre a teoria desses autores podemos afirmar:
Para Spitz, uma mudança decisiva no comportamento do bebê em seu relacionamento com os outros ocorre no nono mês. Por volta dessa idade, a capacidade para diferenciação perceptiva diacrítica já está bem desenvolvida.
De acordo com Piaget, os mecanismos de assimilação, acomodação e adaptação, ocorrem, respectivamente, no estágio sensório motor, no estágio pré-operatório e no estágio operatório concreto.
Sptiz descobriu que no processo de estabelecimento das relações objetais a criança passa por três estágios: narcisismo primário, objeto precursor e objeto real. E Piaget distingui quatro estágios de desenvolvimento lógico: estágio sensório-motor, estágio pré-operatório, estágio operatório-concreto e estágio formal.
Enquanto para Piaget o desenvolvimento cognitivo da criança matura através de constantes desequilíbrios e equilibrações, Spitz considera que o nascimento torna a criança uma entidade física separada, e para tornar-se psicológica e socialmente distinta é necessário algo mais além de tempo.