Sobre o desenvolvimento da criança, assinale a alternativa correta:
A criança, para Henry Wallon, é essencialmente cognitiva e gradualmente se constitui ética e emocionalmente. Como Piaget, propôs estágios de desenvolvimento, sendo adepto da ideia de que as crianças crescem linearmente. Para ele, a criança ignora os conflitos sociais e, em cada estágio, estabelece uma forma de interação que propulsiona seu desenvolvimento.
Segundo Piaget, o conhecimento pode ser concebido como algo predeterminado desde o nascimento, ou o resultado do simples registro de percepções e informações. Todo conhecimento é uma construção que vai sendo elaborada desde a infância, através de interações do sujeito com os objetos que procura conhecer, sejam eles do mundo físico ou do cultural.
No que diz respeito ao desenvolvimento das competências cognitivas e intelectuais, Vygotsky desconsidera que é no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, pois o define a partir das motivações e tendências externas. O autor ressalta que é por meio da escolarização, de forma diretiva e consciente, que a criança começa a fazer a distinção entre o objeto e seu significado.
Gisela Wajskop afirma que brincadeira é a atividade dominante da infância. É a forma pela qual a criança começa a aprender, e no brincar ela inicia a formação de processos de imaginação, apropria-se das funções sociais e das normas de comportamento, convencionadas na cultura a que pertence.