Segundo Libâneo (2004), estudos sobre a organização e gestão escolar apresentam diferentes concepções a respeito de estilos de gestão da escola. As concepções de gestão escolar refletem diferentes posições políticas e concepções do papel da escola e da formação humana na sociedade. Entre as concepções apresentadas pelo autor, podem-se citar as concepções: científico-racional, sociocrítica, técnico-científica, autogestionária, interpretativa e a concepção democrático-participativa. De acordo com Libâneo, a respeito dessas concepções, é correto afirmar que, na concepção
técnico-científica, a ação organizadora valoriza muito as interpretações, os valores, as percepções e os significados subjetivos, destacando o caráter humano e secundarizando o caráter formal, estrutural e normativo.
científico-racional, dá-se forte peso à estrutura organizacional, à definição rigorosa de cargos e funções, à hierarquia de funções, às normas e regulamentos, à direção centralizada e ao planejamento com pouca participação das pessoas.
autogestionária, a escola é tomada como uma realidade objetiva e neutra, que deve funcionar racionalmente e, por isso, pode ser planejada, organizada e controlada de modo a alcançar melhores índices de eficácia e eficiência
democrático-participativa, as decisões são tomadas por meio de assembleias e reuniões, buscando eliminar todas as formas de exercício de autoridade e poder. Recusa normas e sistemas de controles, acentuando-se a responsabilidade coletiva.
interpretativa, valorizam-se o poder e a autoridade, exercida unilateralmente; ressaltam-se rígidas determinações de funções e relações de subordinação. A racionalização do trabalho é supervalorizada em nome da eficácia e da eficiência.