Imagem de fundo

Segundo Zabala (1998), a nossa estrutura cognitiva está configurada por uma rede de es...

Segundo Zabala (1998), a nossa estrutura cognitiva está configurada por uma rede de esquemas de conhecimento. A natureza dos esquemas de conhecimento de um aluno depende de seu nível de desenvolvimento e dos conhecimentos prévios que pôde construir; a situação de aprendizagem pode ser concebida como um processo de comparação, de revisão e de construção de esquemas de conhecimentos sobre os conteúdos escolares. Não basta que os alunos se encontrem frente a conteúdos para aprender, é necessário que, diante destes, possam atualizar seus esquemas de conhecimento, compará-los com o que é novo, identificar semelhanças e diferenças e integrá-las em seus esquemas, comprovar que o resultado tem certa coerência. Quando acontece tudo isto, ou na medida em que acontece, Zabala afirma que está se produzindo uma aprendizagem

A

mecânica, que contribui para a memorização e para o desenvolvimento de habilidades e competências.

B

baseada no método científico, o qual deve seguir, obrigatoriamente, as etapas de avaliação, reflexão, experimentação e conclusão.

C

significativa dos conteúdos apresentados; estão se estabelecendo relações não-arbitrárias entre o que já fazia parte da estrutura cognitiva do aluno e o que lhe foi ensinado.

D

superficial, que tem se mostrado pouco eficaz em processos de avaliação e no contexto social, externo à escola.

E

divertida, que privilegia conteúdos procedimentais e atitudinais, em detrimento de conteúdos factuais e conceituais.