Nilma Gomes, em Indagações sobre o currículo: diversidade e currículo, questiona: como a diversidade se faz presente nas escolas, nos currículos e nas políticas educacionais? Na busca da resposta ao questionamento feito, a autora analisa propostas e documentos oficiais brasileiros e, após análise, conclui e defende que
a diversidade aparece como um dos eixos centrais das orientações curriculares e que, nos últimos anos, houve um grande avanço em relação a esse tema.
nos documentos oficiais brasileiros, a diversidade é vista e reduzida sob a ótica da cultura dominante; a cultura europeia é apresentada como referência e as demais culturas, quando citadas, são consideradas, apenas, elementos de comparação.
a diversidade recebe destaque e está presente no núcleo comum do currículo, e é nesse mesmo núcleo que se encontram os chamados conhecimentos historicamente acumulados. Hierarquicamente, a diversidade ocupa um lugar de evidência no núcleo comum do currículo.
a escola e seu currículo demonstram dificuldade de assumir que temos múltiplas culturas. Essa situação não possibilita o reconhecimento e a valorização das diversas culturas que convivem no contexto escolar.
vivemos no contexto da diversidade cultural, e esta deve ser um elemento presente e indagador do currículo. A cultura não deve ser vista como um tema e nem como uma disciplina, mas como um eixo que orienta as experiências e práticas curriculares.