Freire (1996) reafirma a necessidade de os educadores criarem as condições para a construção do conhecimento pelos educandos como parte de um processo em que professor e aluno não se reduzam à condição de objeto um do outro, porque ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. O autor afirma que ensinar exige curiosidade. Sobre essa linha de raciocínio, é CORRETO afirmar:
Ensinar é transferir conhecimento, criando possibilidades para a sua produção ou a sua construção a partir de uma consciência crítica da realidade que o cerca.
Ensinar é construir uma consciência acrítica em relação à manipulação política que fazem com todas as camadas sociais, sobretudo com as de baixa renda.
Para ensinar, deve-se buscar sempre, do ponto de vista ético, ter atenção e ver com olhar crítico o ato de ensinar; isso só acontece quando o educador tem consciência de que ele é um transmissor de conhecimento.
O ensino não depende exclusivamente do professor, assim como aprendizagem não é algo apenas de aluno; as duas atividades se explicam e se complementam, pois os participantes são sujeitos e não objetos um do outro.
Ensinar instiga a pesquisar e ter consciência de que o homem é um ser inacabado, ou seja, é objeto e não sujeito da sua história.