Os Transtornos da Comunicação são déficits na linguagem, na fala e na comunicação. Observando que se entende por Fala: “a produção expressiva de sons da qual se inclui a articulação, a fluência, a voz e a qualidade da ressonância de um indivíduo”; por Linguagem: “a função e o uso de um sistema convencional de símbolos”; e por Comunicação: “todo comportamento verbal e não-verbal (intencional ou não) que influência o comportamento, as ideias ou as atitudes de outro indivíduo.” (DSM-5, p.41). Marque o item que apresente evidências que NÃO fazem parte de um quadro de Dislalia em uma criança.
É um Transtorno da Comunicação que pode ocorrer durante o neurodesenvolvimento. Este transtorno se caracteriza por problema na utilização dos fonemas considerado um problema relativo à consciência fonológica.
Pode se apresentar associada a outros transtornos do neurodesenvolvimento, neurológicos e deficiências com erros mais frequentes que afetam os fonemas / r / / s / / l / / k // Z / / ch / e outros encontros consonantais, seja por omissão, substituição ou distorção (LÓPEZ LLORENTE, 2013).
Caracteriza-se pela lentidão no traçado das letras que geralmente são ilegíveis, pois a pessoa apresenta déficit na área motora que faz com que ela não consiga realizar no plano motor o que é observado no plano visual.
Corresponde a um distúrbio na articulação dos fonemas, quer pela ausência ou alteração de alguns sons ou pela substituição específica deles injustamente por outros. Isso ocorre por conta da incapacidade de formar ou pronunciar corretamente determinados fonemas ou grupos de fonemas.
Apresenta dificuldade quanto à percepção e orientação espacial, por isso devemos observar a organização perceptiva em que ocorre na criança à função viso-motor associada com a capacidade da fala e a organização do espaço que considera como a criança orienta-se no espaço.