Imagem de fundo

Movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e mate...

Movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática são dimensões desenvolvidas na educação infantil. Assinale a alternativa que identifica, dentre as dimensões a seguir, aquela que apresenta práticas apropriadas com base no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

A

Com relação ao Movimento, o professor deve refletir sobre as solicitações corporais das crianças, sendo interessante planejar situações de trabalho voltadas para aspectos mais específicos do desenvolvimento corporal e motor. Nessa perspectiva, deverá avaliar o tempo de contenção motora ou de manutenção de uma mesma postura, de maneira a adequar as atividades às possibilidades das crianças de diferentes idades.

B

Quanto à Música, em princípio, somente alguns instrumentos musicais podem ser utilizados no trabalho com a criança pequena, valorizando aqueles presentes na região de convívio da criança, assim como aqueles construídos pelos professores. Noções técnicas devem ser dispensadas nessa fase, podendo ser explorada qualquer fonte produtora de sons.

C

No trabalho com as Artes Visuais, o professor deve deixar as criações tridimensionais para serem trabalhadas apenas com crianças de 5 anos, próximo à entrada no ensino fundamental, pois exigem diversas ações, como colagem, pintura, montagem. Construir maquetes de cidades também são atividades apropriadas somente para essa faixa etária, pois envolvem a composição de volumes, proporcionalidades, equilíbrios.

D

No que tange à Linguagem oral e escrita, uma ótima atividade para as crianças é o reconto de histórias conhecidas, o que favorece o desenvolvimento da memória quando têm de lembrar dos fatos, descrição de personagens, cenários e objetos. Interessante, também, ao contar histórias, oferecer às crianças apenas um gênero literário e diversificar aos poucos esses gêneros conforme vão crescendo.

E

Com relação à Matemática, pode-se propor às crianças de cinco anos situações em que tenham de resolver problemas aritméticos, utilizando registros simbólicos, por exemplo: Mamãe comprou, na feira, 4 maçãs e 3 peras. Quantas frutas mamãe comprou ao todo? Deverão calcular, registrando: 4 + 3 = 7. As contas isoladas são bons procedimentos, o que contribui para que possam descobrir estratégias próprias e originais.