A organização de processos de trabalho no âmbito de instituições educativas de nível superior, na sua articulação com a educação básica, envolve a importância de acompanhar as mudanças na legislação e aquelas resultantes da relação entre a educação e a sociedade civil. Dentre as demandas produzidas pelo PNE 2014/2024, a promoção da melhoria da qualidade dos cursos de pedagogia e de todas as licenciaturas, por meio da aplicação de instrumento próprio de avaliação, enseja um alto nível de organização coletiva das universidades no encaminhamento e operacionalização desta estratégia. O grau de complexidade para realizar tal tarefa requer, além da participação efetiva de técnicos em assuntos educacionais:
o esforço isolado de uma equipe centralizada na Pró-reitoria de Ensino de Graduação, responsável pelo encaminhamento da avaliação dos cursos da graduação nas universidades, que tome como ponto de partida os resultados da avaliação externa dos cursos de licenciatura.
que a Coordenação dos cursos operacionalize sua tarefa da reformulação do currículo pontualmente, com o foco no cumprimento da determinação expressada pela Meta 15 do PNE.
a intervenção do MEC para submeter os cursos a avaliação externa, dada a fragilidade diagnosticada por meio dos relatórios do ENADE, dos resultados da avaliação externa e da autoavaliação.
a ampliação das atividades de Extensão por meio de projetos financiados pelo MEC e por organismos internacionais.
o trabalho articulado e de equipe entre as próreitorias e unidades acadêmicas que oferecem cursos de licenciatura, com base na Estratégia 13.4 da Meta 13 e suas estratégias, relacionadas à diretriz IV do PNE; o conhecimento profundo das metas e estratégias do PNE, no contexto da sua implementação no âmbito das universidades; a autoavaliação dos cursos com a revisão/reformulação dos seus Projetos Pedagógicos e seus currículos; acompanhamento do processo e avaliação dos resultados e do impacto sobre a vida das pessoas.