Para Behrens (in: Moran, 2000), uma prática pedagógica que dê conta dos desafios da sociedade moderna, exige uma inter-relação entre três abordagens pedagógicas, e uma dessas abordagens é o “ensino com pesquisa”. De acordo com Behrens, a abordagem do “ensino com pesquisa”
determina que o aluno receba listagens com os conteúdos das disciplinas, devendo realizar pesquisa e redação sobre os temas e entregá-las nas datas predeterminadas.
facilita a recepção e a compreensão dos conteúdos por meio de um processo dialógico e, ainda, favorece a separação entre a teoria e a prática.
contempla a visão de educador que propõe uma metodologia que possibilite ao aluno se apropriar, construir, reconstruir e produzir conhecimento.
apresenta como pressupostos básicos a disciplinaridade, a leitura, a interpretação, o questionamento e o processo de reprodução do conhecimento.
prevê um ensino aliado à pesquisa como princípio científico; trata-se de uma mudança no método de ensino sem implicações ou modificações para a postura pedagógica.