Imagem de fundo

“É preciso que, pelo contrário, desde os começos do processo, vá ficando cada vez mais ...

“É preciso que, pelo contrário, desde os começos do processo, vá ficando cada vez mais claro que, embora diferentes entre si, quem forma se forma e re-forma ao for-mar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado, por este motivo, é necessário que o educador se convença definitivamente de que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção” (FREIRE, 1997, p. 12). Na perspectiva freireana, desde o início do processo de formação, o discente tem um papel fundamental na formação do docente, pois:

A

ensinar-aprender é um processo social limitado à transmissão de conhecimentos e conteúdos

B

não há como ensinar sem aprender, mas seus sujeitos, ao final do processo, são reduzidos à condição de objeto um do outro

C

quem ensina ensina alguma coisa a alguém, por isso, do ponto de vista do autor, os sujeitos aprendentes adotam postura passiva

D

ensinar é algo mais que um verbo transitivo, ensinar inexiste sem aprender e vice-versa e foi aprendendo socialmente que, historicamente, mulheres e homens descobriram ser possível ensinar